top of page
opsan_símbolo.png

Sobre

QUEM SOMOS

O Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição (OPSAN), do Departamento de Nutrição da Faculdade de Ciências a Saúde da Universidade de Brasília (UnB), é um Núcleo Universitário de ensino, pesquisa e extensão.

 

Criado em 2003, o Observatório se propõe a ampliar e disseminar conhecimento, formar recursos humanos e promover o debate  interdisciplinar e intersetorial sobre as políticas públicas e ações governamentais para a realização do Direito Humano à Alimentação Adequada e a garantia da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no Brasil.

 

O OPSAN busca fortalecer o campo do conhecimento, da pesquisa, da extensão universitária, da participação social em Soberania e  Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e de Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva no Brasil.

 

As atividades do OPSAN são guiadas por princípios que promovem a participação ética, crítica e democrática dos seus pesquisadores, bolsistas e colaboradores, seja na condução das pesquisas, na prática extensionista e na coprodução e disseminação do saber e na docência.

Quem Somos

OBJETIVOS

Objetivos

O OPSAN tem como missão gerar conhecimento de caráter plural e multidisciplinar para a proposição, apoio à implementação, monitoramento, análise, avaliação e participação social de políticas públicas nas áreas de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e de Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva (ANSC).
 

Seus objetivos são:
 

→ Fomentar e desenvolver estudos e pesquisas sobre formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas, alimentação, cultura, ciências sociais e humanas;

 

→ Promover o diálogo democrático e participativo com a sociedade na forma de cursos, seminários, oficinas de trabalho e parcerias com diferentes setores;

 

→ Contribuir com as atividades de docência, pesquisa e extensão da Universidade de Brasília por meio da organização e planejamento de atividades de extensão e pós-graduação

→ Propor projetos e atividades para fortalecer o eixo de extensão universitária junto ao processo de formação em saúde coletiva no curso de Nutrição da FS/UnB.

 

→ Estabelecer intercâmbios acadêmicos, técnicos e científicos com instituições e grupos congêneres;

 

→ Promover a articulação e o diálogo entre a comunidade acadêmica e os responsáveis pela gestão das políticas públicas na área de SAN e de ANSC nas diferentes esferas de governo;

 

→ Contribuir com o aperfeiçoamento e a disseminação de informações sobre políticas públicas na área de SAN e de ANSC, fundamentadas no conhecimento gerado pelos estudos e pesquisas realizados pelo OPSAN ou por outras instituições congêneres;

→ Promover projetos em educação popular no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, voltados para a promoção da Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, formação de lideranças e atuação junto às instâncias de participação social.

Integrantes

INTEGRANTES E GOVERNANÇA DO NÚCLEO GESTOR

O Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição é formado pelas docentes do Departamento de Nutrição, que de maneira colegiada coordenam o seu Núcleo Gestor:

 

Anelise Rizzolo

anelise.unb@gmail.com | Lattes

 

Elisabetta Recine

recine@unb.br | Lattes

 

Renata Alves Monteiro

renatamonteiro@unb.br | Lattes

Projetos

PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO

Os projetos em andamento são coordenados pelas docentes e respectivas equipes formadas por estudantes de graduação, pós-graduandas/os, profissionais de diferentes formações, na condição de pesquisadoras/es.

FoodEPI/INFORMAS Brasil

Coordenação

Elisabetta Recine

 

Equipe

Ana Carolina Feldenheimer da Silva (UERJ), Andrea Sugai (UFG), Patrícia Chaves Gentil (IDEC), Paulo Cesar Castro Junior (UFRJ)

 

Objetivo

Avaliar e monitorar o escopo das políticas públicas brasileiras para a prevenção e o controle da obesidade aplicando a metodologia Food-EPI.

 

Financiamento

CNPq Universal 2018

Enfrentamento e Controle da Obesidade no âmbito do SUS no DF

Coordenação

Elisabetta Recine

Vice-Coordenação

Marilia Leão

 

Equipe

Giovanna Soutinho, Klebya Oliveira, Leticia Gomes Freire, Maria Irene Barbosa, Rafaella Lemos Alves, Raquel Machado, Renata Ferreira

 

Parceria

Secretaria de Saúde do Distrito Federal 

 

Objetivo

Contribuir com a qualificação da gestão e das ações da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), com foco nas linhas de cuidado da obesidade,  nas unidades básicas de saúde do SUS, no Distrito Federal (DF).

 

Financiamento

CNPq/MS Chamada 026/2018

Trilhas: Desenvolvimento de Lideranças para a PNAN

Coordenação

Elisabetta Recine

 

Equipe

Henrique Santana (Inteeri)

Patrícia Chaves Gentil (IDEC)

Sílvia Sousa (Comunicação)

Objetivo

Desenvolver um percurso de informação e formação em liderança para fortalecer a implementação das diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) em estados e municípios.

Financiamento

Carta Acordo OPAS/MS

MultiplicaSSAN

Coordenação

Anelise Rizzolo

 

Equipe

Nayara Côrtes, Mayra Xavier, Bruna Nunes, Karine Nascimento, Raquel Pedruzzi, Rodrigo Martins, Priscila Olin, Janayna Oliveira, Ana Beatriz Reis, Ana Clara Silva, Luís Benigno, Júlia Lage

Objetivo

Projeto de extensão popular que atua na formação em Segurança e Soberania Alimentar e Nutricional e Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável. O projeto desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na Faculdade de Saúde da UnB. 

 

Sobre

"Era uma vez uma semente,

brotou feminina,

nasceu diferente,

imponente, pra ser raiz

Semeou diversidade, na universidade

 

Mas a raiz, de semente inquieta,

Guerreira e torta

Cerrado profunda

Quis ver o sol, e soprou

Multiplicou..."

 

MultiplicaSSAN

PropagaNUT: Projeto Alimentação e Nutrição

Coordenação

Renata Alves Monteiro

 

Equipe

Rodrigo Martins (Nutricionista UnB)

 

Objetivo

Analisar as informações destacadas na promoção comercial e na programação midiática sobre alimentação e nutrição, com o compromisso de qualificar a discussão a respeito da divulgação científica na área.

 

Sobre

O Projeto Comunicação sobre Alimentação e Nutrição nas Diferentes Mídias (PropagaNUT) teve início no ano de 2006 e é uma linha de pesquisa e extensão do OPSAN.

 

O PropagaNUT, engajado com a construção de um espaço para a problematização e reflexão sobre como a mídia discute o tema da alimentação e nutrição, tanto em seu conteúdo informativo quanto publicitário, visa desenvolver ações de educação e comunicação para a promoção da alimentação saudável.

Núcleo de Estudos e Atenção em Nutrição em Saúde Mental

Coordenação

Renata Alves Monteiro

 

Equipe

Rodrigo Martins (Nutricionista UnB)

 

Objetivo

Contribuir na qualificação da atenção nutricional na rede de Saúde Mental do Distrito Federal

 

Parceria

Departamento de Psicologia Clínica/UnB e Secretaria de Saúde do Distrito Federal

Corpo, alimentação e psicanálise

Coordenação

Renata Alves Monteiro

 

Equipe

Rodrigo Martins (Nutricionista UnB)

 

Objetivo

Contribuir na qualificação da atenção nutricional na rede de Saúde Mental do Distrito Federal

 

Parceria

Secretaria de Saúde do Distrito Federal

bottom of page