Foto: IEA/USP
16/08/2021
A fome “é um indicador inequívoco da pobreza. (…) uma enfermidade social decorrente do modelo de desenvolvimento adotado, caracterizado pela concentração do poder político e econômico e pelo descaso em relação as necessidades básicas e fundamentais da sociedade como um todo, tais como alimentação, saúde, saneamento, habitação e educação.”
Esta compreensão, hoje incorporada ao tema da insegurança alimentar e nutricional no Brasil, está relacionada a um conjunto de atores políticos que produziram tencionamentos e reflexões políticas sobre as causas da fome e seus determinantes sociais. Mas na década de 70/80, em um país imerso na ditadura militar, com políticas agrícolas voltadas para a expansão do agronegócio e os programas de alimentação e nutrição com enfoque, predominantemente, assistencial, assumir esta compreensão da fome, no bojo das discussões voltadas para a redemocratização e a construção de direitos sociais, foi importantíssimo.
Anna Peliano foi uma liderança essencial neste processo onde hoje reconhecemos avanços históricos. A citação acima, faz parte do prefácio de apresentação do Seminário sobre Economia e Nutrição 1987, promovido pelo Núcleo de Estudos da Fome, que Anna coordenou em um período de licença do IPEA. Quantas sementes plantadas neste pequeno grupo, proporcionadas por uma grande árvore generosa, naqueles anos já muito experiente. Com um olhar afinado para as oportunidades, escancarava as ilusões, com um riso solto e sincero.
Aprendemos tanto e todos desde então. Aprendem também aqueles e aquelas que agora se juntam a luta pelo Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável, pois foram as sementes semeadas que nos trouxeram até aqui. Gratidão pela partilha, pelo encontro. Por mais que seja a vida, impossível não sentir um nó na garganta ao perder pessoas tão sinceras, dedicadas e entregues ao que se propuseram a fazer.
Anna foi uma mulher especial e com sua trajetória e cuidado, nos deixa um legado essencial para avançar na construção de alternativas e ações para a inclusão social, combate à fome e a garantia da soberania e segurança alimentar e nutricional.
Nós pesquisadoras, colaboradoras e estudantes do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição, manifestamos admiração, gratidão pelos ensinamentos e pesar pelo falecimento de nossa colega e mestra Anna Peliano.
Comments